terça-feira, 22 de agosto de 2017

Poços de visita em sistemas de drenagem urbana

Os poços de visita são pontos de acesso à rede, localizados principalmente em cruzamentos de ruas.

Um poço de visita convencional possui dois compartimentos distintos que são a chaminé e o balão, construídos de tal forma a permitir fácil entrada e saída do operador e espaço suficiente para este operador executar as manobras necessárias ao desempenho das funções para as que a câmara foi projetada. 

O balão ou câmara de trabalho é o compartimento principal da estrutura, de secção circular, quadrada ou retangular, onde se realizam todas as manobras internas, manuais ou mecânicas, por ocasião dos serviços de manutenção de cada trecho. Nele se encontram construídas em seu piso, as calhas de concordância entre as secções de entrada dos trechos a montante e de saída. 
A chaminé, pescoço ou tubo de descida, consiste no conduto de ligação entre o balão e a superfície, ou seja, o exterior. Convencionalmente inicia-se num furo excêntrico feito na laje de cobertura do balão e termina na superfície do terreno, fechada por um tampão de ferro fundido. 
O movimento de entrada e saída dos operadores, é feito através de uma escada de ligas metálicas inoxidáveis, tipo marinheiro afixada degrau em degrau, na parede do poço ou, opcionalmente, através de escadas móveis para poços de pequenas profundidades.

A figura abaixo ilustra um poço de visita.


Fonte: BOTELHO, M.H.C. Manual de primeiros socorros do engenheiro e do arquiteto. São Paulo: Blucher, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

$$ Confira a média salarial dos engenheiros civis contratados nos últimos meses no Brasil $$

Pesquisa atualizada do Salariômetro, da Fipe, constatou 4.275 contratações entre janeiro e julho em todo o País.  Abaixo as informações das...