segunda-feira, 14 de agosto de 2017

As diferenças e semelhanças entre Engenheiros Civis e Arquitetos

Pelo fato de esses dois profissionais desenvolverem atividades
com funções parecidas, muitas pessoas tem dúvidas sobre
o trabalho específico de cada um. E se o objetivo deste blog
é falar sobre Engenharia e Arquitetura, vamos começar com
um post que busca esclarecer essa questão.

Embora a rixa histórica entre arquitetos engenheiros civis já tenha virado piada e até adesivo de carro, professores dos dois cursos explicam que as profissões se complementam e são igualmente importantes em uma obra. Arquitetos e engenheiros podem trabalhar em muitas áreas, mas é na construção civil que eles normalmente atuam juntos. Em termos gerais, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, que trará a distribuição dos espaços internos da construção, do entorno e da fachada. Cabe ao engenheiro dimensionar as vigas e colunas, calcular a distribuição das cargas e projetar as instalações hidráulicas.
“O arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço de forma racional e se envolve com questões ligadas à estética, à arte. O engenheiro civil busca soluções técnicas para a implantação do projeto do arquiteto. Ele trata da execução do projeto arquitetônico e é responsável por projetos complementares [estrutural, hidráulico, entre outros]”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo (UP)Cláudio Krüger.
Em grandes obras, normalmente engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto. Já nas pequenas os dois profissionais podem se responsabilizar por diversas atividades envolvidas na construção. “O engenheiro pode elaborar um projeto arquitetônico e se responsabilizar por ele. Da mesma forma, o arquiteto pode gerenciar uma obra, função que normalmente é do engenheiro. Vemos muitos arquitetos executando obras de sobrados, de dois pavimentos, que não são tão complicadas. Nesse caso, o profissional é responsável por tudo o que acontece na construção, da parte trabalhista à administrativa”, afirma Samantha Filipin Rovigatti, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologia em Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Quando as profissões se distanciam
Se o trabalho de engenheiros civis e arquitetos acaba se cruzando na construção civil, há áreas de atuação específicas de cada um desses profissionais. Arquitetos que desejam se afastar da engenharia, por exemplo, podem trabalhar com restauração, paisagismo ou design de interiores. “Temos algumas atribuições que são iguais. Mas o arquiteto tem uma formação completamente diferente. Uma das áreas específicas é o trabalho com patrimônio histórico. Somente arquitetos podem atuar com obras de restauro”, afirma Eneida Kuchpil, coordenadora da Câmara de Arquitetura do Con­selho Regional de Enge­nharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR).
Os engenheiros civis, por sua vez, podem atuar com a construção de pontes, viadutos e estradas, atribuições para as quais o arquiteto não tem formação. Segundo o professor Cláudio Krüger, da UP, a engenharia que apresenta campo de atuação mais diversificado é a civil. “Ela tem a área de saneamento, de transportes; é bem abrangente”, afirma

Rixa


A existência de áreas de atuação em comum criou uma espécie de “disputa” entre engenheiros e arquitetos.
Veja o que um já disse do outro, dê risada e depois se esqueça de tudo. Afinal, um profissional complementa o trabalho do outro:
Arquitetos dizem que edificações projetadas por engenheiros não têm atrativos e parecem “caixotes”. Engenheiros reclamam que arquitetos “enfeitam demais” e tornam a obra muito cara. “Construa certo, contrate um arquiteto.” O slogan, que virou até adesivo de carro, provocou a reação dos engenheiros. Eles deram o troco e criaram o seu: “Construa certo, contrate um engenheiro e gaste menos.”

Fontes:
CAU/SP -  <www.causp.org.br>
Crea/SP - <www.creasp.org.br>
Jornal Gazeta do Povo - <www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/carreira/>


Nenhum comentário:

Postar um comentário

$$ Confira a média salarial dos engenheiros civis contratados nos últimos meses no Brasil $$

Pesquisa atualizada do Salariômetro, da Fipe, constatou 4.275 contratações entre janeiro e julho em todo o País.  Abaixo as informações das...